13 de setembro de 2016

CCOMA canta o Brasil latino com o novo single “Hecha La Ley”

ccoma

A faixa traz cumbia, toques de acordeom e videoclipe com direção do colombiano Daniel Vargas

Os gaúchos do CCOMA absorvem a latinidade do Brasil e suas fronteiras continentais e a traduzem no novo single “Hecha La Ley”. A faixa, lançada por meio de videoclipe, está no próximo álbum do duo, intitulado Subtropical Temperado. O disco será lançado também neste semestre pelo selo Natura Musical.

Hecha La Ley” traz na melodia sonoridades eletrônicas dialogando com a cumbia colombiana. Nas inserções, instrumentos típicos como a gaita colombiana (uma flauta de origem indígena), bem como o acordeom, referenciando a música de raiz do Rio Grande do Sul. Cantada em espanhol, a faixa reforça o Brasil latino, forte elemento na concepção de Subtropical Temperado – veja o making of do álbum aqui.

De cunho político muito bem delineado, a canção também evoca o momento atual do nosso país. O exemplo vem no refrão: “hecha la ley, hecha la trampa, la calle non se calla”. Em tradução livre, a seguinte mensagem é declarada: “feita a lei, está feita também a maneira de não cumpri-la. A rua não se cala!”.

O videoclipe retoma a parceria do CCOMA com o cineasta colombiano Daniel Vargas, responsáveis pelo documentário “Profissão: Músico” (2011). Sob a direção de Daniel, a atmosfera oitentista em meio a globos espelhados e holofotes com luzes coloridas segue a linha criativa do recém-lançado “Aprendendo a Jogar” – releitura da obra de Guilherme Arantes, eternizada na voz de Elis Regina.

Para o quarto álbum, Subtropical Temperado, o baterista e produtor musical Luciano Balen e pelo trompetista Roberto Scopel buscaram timbres de músicas do fim dos anos 1970 e do começo dos anos 1980, enaltecendo os sons do baixo, da bateria e do teclado. Entre as referências do novo disco estão Kraftwerk, Jean Michel Jarre, Bjork, Azimuth e Donna Summer, com pitadas de música de raiz da latino americana.

Ficha Técnica:
CCOMA é Luciano Balen e Roberto Scopel
Voz – Luciano Balen e Etiene Nadine
Acordeom – Rafael De Boni
Gaita colombiana – Roberto Scopel

Sobre CCOMA

O duo eletrônico CCOMA é formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista e produtor Luciano Balen. A dupla tem como matéria-prima a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como percussões, trompete, flugel horn, e acordeom. Com três álbuns lançados – inclusive um (Peregrino) ganhador do 24° Prêmio da Música Brasileira, em 2013, na categoria Álbum Eletrônico – a dupla prepara seu 4º disco, Subtropical Temperado com lançamento ainda no mês de setembro. O patrocínio é da Natura Musical com financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

ÚLTIMAS DO BLOG

ARQUIVOS

VOLTAR PARA